NOSSOS OBJETIVOS

 

» Promover debates sobre a temática da Adoção.

 

» Integrar famílias adotivas e pretendentes.

 

» Incentivar a Adoção Legal por meio de orientações a pessoas interessadas.

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO GRUPO

 

» Pais e filhos adotivos.

Candidatos habilitados ou em processo de adoção.

 

» Profissionais de áreas afins: Advogados, Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais, Juízes, Promotores, Conselheiros tutelares.

 

» Pessoas Físicas e Jurídicas que queiram colaborar materialmente com as ações e objetivos do GAA.

 

» Todas as pessoas interessadas em Adoção.

ENTRE EM CONTATO

AleGrAA - Grupo de Apoio à Adoção de São José dos Campos

O AleGrAA começou a ser gestado perto do ano ano de 2003 quando percebemos a necessidade de um Grupo de Apoio à Adoção na cidade, que apesar de tão rica, ainda era deficiente nesse aspecto.

 

Por alguns anos reunimos famílias adotivas amigas que também compartilhavam do mesmo sonho em encontros informais, mas sentíamos falta de nos reunirmos periodicamente. Até que em abril de 2010, com o apoio de alguns parceiros importantes, fizemos o sonho alçar vôos e começamos oficialmente os trabalhos do Grupo.

 

O AleGrAA chegou para preencher a necessidade que existia de um espaço onde a adoção pode ser tratada de forma ampla e saudável. É um lugar onde as famílias adotivas compartilham vivências e trocam experiências ajudando-se mutuamente, é onde os pretendentes à adoção podem viver uma gestação afetiva menos angustiante, onde os filhos adotivos criam laços com outras crianças que como elas chegaram através da adoção, e onde os profissionais da área tem um contato mais informal e real com o assunto.

 

É objetivo do AleGrAA contribuir para que o assunto seja ampliado, paradigmas sejam quebrados e os atores desse processo possam fazer diferença na sociedade onde estão inseridos, ajudando a quebrar tabus e preconceitos e desmistificando o tema. É também finalidade do grupo promover a Nova Cultura da Adoção, que é uma forma de ver a adoção sob a perspectiva da criança em situação de abandono ou institucionalizada que precisa ter o seu direito à convivência familiar garantido.

 

O AleGrAA é um espaço de acolhimento e troca, onde todos são bem-vindos: pais e filhos adotivos, pretensos adotantes, interessados no assunto e profissionais da área. Nos reunimos todo último sábado do mês, às 16h na Igreja Betesda do Jardim Uirá (Rua dos Mutuns, 481 - São José dos Campos-SP).

O AleGrAA no Panorama Nacional

Em Junho de 2011 o AleGrAA foi representado no XVI Encontro Nacional de Apoio à Adoção, em Curitiba (PR). O Encontro é organizado por Grupos de Apoio à Adoção com o apoio da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e reuniu 790 pessoas de todo o Brasil: participantes de GAAs, Poder Judiciário (pessoal do setor técnico – Psicólogas e Assistentes Sociais -, juízes, promotores, corregedores, desembargadores), famílias adotivas e interessados no assunto.

 

O movimento de apoio à adoção vem crescendo no país, apresentando grandes conquistas, como a Lei Nacional da Adoção (Lei 12.010/09) que foi amplamente discutida em ENAPAS anteriores até que viesse a ser aprovada e implementada. Em junho de 2011 também foi implantada a Frente Parlamentar de Apoio à Adoção sob a liderança dos Senadores Aécio Neves e Lindbergh de Farias e do Deputado Federal Gabriel Chalita. Isso é uma conquista dos Grupos de Apoio à Adoção que vem sendo representados pela ANGAAD, do qual o AleGrAA tem orgulho de fazer parte.

 

Em Junho de 2012 aconteceu o XVII Enapa, em Brasília e o AleGrAA estave presente tb. Nomes importantes estiveram reunidos nesse encontro, como o Presidente do STF, o Ministro Carlos Ayres Brito, Gilberto Carvalho, Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Leonardo Boff, Teólogo e Filósofo, Nicolau Lupinhaes Neto, Coordenador do CNA (Cadastro Nacional de Adoção), do Conselho Nacional de Justiça, Maria do Rosário, Ministra dos Direitos Humanos, dentre outros. Ao final do evento foi redigida a Carta Unir para Cuidar, onde foram incluídas as propostas que resultaram desse Encontro e encaminhadas às autoridades competentes.

 

Heloisa Bomjardim

 

“O movimento de apoio à adoção não é movimento egoísta dos pais adotivos em benefício de seu interesse próprio, mas um movimento em defesa do direito da criança de ter uma família, uma família capaz de amar, de cuidar, de resgatar a sua dignidade”  --Bárbara Toledo

SAIBA MAIS SOBRE ADOÇÃO

Reunião todo último sábado do mês.

As reuniões acontecem todo último sábado do mês (exceção dos meses de jan, jul e dez), às 16h30, na Av. Cidade Jardim, 1930 - Jd. Satélite - São José dos Campos, SP.

VOCÊ É BEM VINDO!